A Prefeitura Municipal de Breves (PMB), promoveu ontem, 27 de setembro, na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) de Breves, uma programação alusiva ao “Setembro Amarelo”. Participaram mais de 100 servidores municipais e sociedade civil, que trabalham direta e indiretamente com a saúde mental.
A campanha tem como objetivo reforçar medidas de prevenção ao suicídio e estimular a valorização da vida, pois 32 brasileiros morrem por dia vítimas de suicídio, uma entre seis pessoas já pensou em suicídio, foram contabilizadas mais de 10 milhões de tentativas de suicídio por ano no mundo, além de que ocorre 1 suicídio a cada 40 segundos no planeta.
“Esse final de semana tivemos um caso de suicídio em Breves e ano passado ocorreram 12. Diante de todos esses números e dos casos de surtos internados na Unidade Básica de Saúde (UPA), já tomamos as providências de encaminhar projetos para os Governos Estadual e Federal. O objetivo maior é a prevenção, mas já estamos trabalhando na implantação de alguns serviços como de leitos psiquiátricos para o município, para que se precisarmos, termos uma estrutura adequada. O Ambulatório Médico Especializado já iniciou os atendimentos no Ambulatório Municipal”, declarou Jucineide Barbosa, secretária da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).
A palestrante, Dra. Michele Malcher, psicóloga e terapeuta holística, falou sobre a os pensamentos. “Nada vai para lado pessoal, tudo é só um pensamento. A nossa mente não sabe o que é real e o que é imaginário, nós que vamos dizer pra ela. É por isso que sentimos ansiedade, pois o nosso corpo se prepara para o perigo. Tem exercícios que podemos fazer diariamente quando nos sentirmos tristes, angustiados ou ansiosos, como lembrar que isso é apenas um pensamento e seguir em frente. Teremos momentos de tristeza, mas não devemos desistir, basta nos deitarmos e dormirmos, para que no dia seguinte, possamos dar continuidade aos exercícios e seguirmos em frente.”
“Eu pesquisei muito sobre pois já sofri com depressão e consegui me curar, hoje eu repasso todo o aprendizado nas minhas consultas de terapia ajudando a salvar vidas”, concluiu Michele.
Participaram da programação representantes das secretarias municipais que apresentaram seus projetos e dinâmicas de trabalho no combate ao suicídio, além da importância e cuidados com assuntos emocionais.
MATÉRIA: Natália Azevedo
IMAGEM: Natália Azevedo