De segunda a sexta de 08:00 às 14:00          Praça 03 de Outubro, 01 – Centro- Marajó          (91) 3783 – 2885

A Prefeitura Municipal de Breves (PMB), concluiu com sucesso a quarta etapa do projeto Prefeitura Itinerante. Foram 12 dias de expedição por 11 comunidades ribeirinhas, com um trabalho de inclusão social realizado pelas secretarias integradas. Até o momento, quase 400 mil atendimentos já foram realizados.

“Somente nesta etapa, concluímos quase 88 mil atendimentos na Unidade Básica de Saúde Fluvial entre consultas médicas, odontológicas, de enfermagem, vacina e dispensação de medicamentos. Nossa equipe foi incansável”, contou Lisnara Sarraf, coordenadora da UBS.

Alan Rezende, representante da SEMAPE e coordenador da ação, contou sobre o trabalho destinado aos pescadores. “Desta vez a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEMAPE), disponibilizou quase 500 Carteiras de Pescador através do Posto Sistematizado da Pesca. O serviço foi realizado na mesma hora, garantindo a impressão do documento instantaneamente. Alguns pescadores ainda não sabiam que o Seguro Defeso estava disponível em suas contas. Foi uma alegria muito grande para as famílias terem o conhecimento que tinham dinheiro acumulado para saque no banco”.

Roseane Barroso, assistente social da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), falou sobre a procura pelos serviços e informações ofertadas. “Estamos fazendo relatório social e viabilizando inclusive para alguns ribeirinhos, a emissão de seus documentos pela primeira vez, assim como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos, ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.”

Dona Maria Raimunda, moradora do Furo das Terras no Distrito Curumú, agradeceu a prefeitura pela iniciativa. “Está muito difícil ir para Breves com a família pra receber esses atendimentos, me sinto muito feliz por vocês terem vindo até nós. Eu e meus dois filhos estamos com a vacina em dia graças a Deus e a vocês, que estão cuidando bem da gente”.

A ação contou com os serviços do Cartório Segundo Ofício de Breves. “Fico muito feliz por levar os serviços do Cartório a população ribeirinha do município, uma vez que o registro de nascimento é a certidão é a porta de entrada para que o cidadão tenha acesso as políticas públicas do Estado. Foram 18 registros de nascimento, 118 2ª vias de nascimento, 1 reconhecimento de paternidade e 4 segundas vias de certidão de casamento disponibilizadas aos cidadãos”, enfatizou a tabeliã e registradora Magda Mendes.

“A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), fez a busca ativa de crianças e jovens realizando a matrícula na mesma hora com atividades lúdicas de incentivo à leitura com os mesmos, totalizando 1.757 atendimentos”, disse Diene Ferreira, representante da SEMED.

Ações de sustentabilidade também foram realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), com o objetivo de amenizar o índice de desmatamento da Amazônia e poluição do meio ambiente a secretaria concluiu a ação nesta quarta etapa com 1.667 atendimentos realizados e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Eventos e Esportes (SECULTE), foi responsável por mapear artistas e realizar shows culturais com o artista Zaque sá, que oportunizou outros fazedores de cultura a mostrarem seus talentos.

Já Instituto Previdenciário do Município de Breves (IPMB), realizou o Censo Previdenciário e mostrou a importância de benefícios como a aposentadoria por invalidez, aposentadoria compulsória, voluntária, especial e pensão por morte.

Além da população brevense, foram incluídos em toda a expedição cidadãos de outros municípios como Melgaço, Bagre, Anajás e Macapá, que fica em outro Estado, pois a equipe da força tarefa ancorou em localidades que fazem fronteira com comunidades vizinhas.

Para o prefeito de Breves, Xarão Leão, a PMB vem cumprindo sua missão com celeridade. “Em julho vamos dar início a quinta etapa, e dessa vez também com a entrega de cadeiras de roda e próteses para a população. Estamos aqui para administrar com ética os recursos públicos, servir o cidadão com excelência e destinar políticas públicas ao município por meio de nossas secretarias, para assim, alcançarmos maior índice de desenvolvimento sustentável, social e econômico em Breves, promovendo mais qualidade de vida e cidadania à comunidade brevense”.

MATÉRIA: Natália Azevedo / ASCOM PMB
Imagens: ASCOM PMB

Galeria Prefeitura Itinerante conclui com sucesso a quarta etapa e soma quase 400 mil atendimentos

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade