De segunda a sexta de 08:00 às 14:00          Praça 03 de Outubro, 01 – Centro- Marajó          (91) 3783 – 2885

O Governador Helder Barbalho e o prefeito de Breves, Xarão Leão, entregaram ontem, 22 de junho, a primeira Base Fluvial Integrada Antônio Lemos, uma solicitação feita pelo gestor municipal ao Estado desde o ano de 2009 ainda no seu segundo mandato.

O investimento de mais R$ 5 milhões de recursos do Tesouro Estadual irá combater crimes de tráfico de drogas, a exploração sexual de crianças e adolescentes, o contrabando, pirataria e crimes ambientais.

“Essa é a primeira Base Fluvial do Estado, mas já na próxima semana, estaremos lançando a licitação para a aquisição de mais duas. Ela é uma ferramenta estratégica para combater a criminalidade no Marajó fortalecendo a fiscalização e segurança de maneira permanente com a presença de todos os órgãos de segurança pública. Lembrando que junto com a base nós teremos um heliponto para garantir que o helicóptero esteja à disposição, já que é um braço importante de fiscalização, além de uma lancha blindada permanentemente e uma outra navegação menor que pode entrar nos igarapés para atender toda a demanda por segurança da população”, ressaltou o Governador.

O prefeito de Breves, Xarão Leão, falou sobre a presenta dos governos municipal e estadual no desenvolvimento social na região. “O problema geográfico do Marajó acarreta um baixo índice de desenvolvimento por conta da logística necessária para destinar as políticas públicas para às comunidades, mas o Governo do Estado se faz presente junto a prefeitura de Breves, transformando a realidade socioeconômica da região. O momento é histórico para o Estado, pois a lutamos pelo benefício há muitos anos. Como prefeito ainda no meu segundo mandato, tive a oportunidade de dialogar junto ao Governo Federal para que pudéssemos ter esse recurso aqui, e desenvolvermos juntos o trabalho de cidadania que está sendo ofertado à população”, declarou Xarão Leão.

Ualame Machado, secretário de segurança pública do Estado, falou sobre a estratégia de segurança da Base Antônio Lemos. “Esse é um sonho antigo da população de todo Marajó e não apenas de Breves, pois o rio Tajapurú é um ponto estratégico, já que recebe quase todas as embarcações que vem tanto do Estado do Amazonas, quanto do Amapá e da região Oeste do Pará. A Base é muito importante para a fiscalização e segurança pública, já que muitos crimes ocorrem na localidade por conta da ausência de segurança durante um longo período, e agora o problema está sendo suprido”.

Dona Benedita do Carmo está contente. Disse que agora se sente segura com o investimento. Antes a dificuldade era tanta, que quase perdeu um filho. “Dentro da minha casa quase matam o meu filho em um assalto. Hoje eu me sinto muito feliz e segura”.

A prefeitura de Breves estará trabalhando em conjunto com a Base integrada dando todo o suporte com as secretarias integradas e órgãos de segurança municipais, intensificando as ações de combate à criminalidade, empenhada em ajudar na força tarefa com a missão de atender a demandas da população proporcionando mais qualidade de vida a todos os marajoaras.

ESTRUTURA – O porão da Base Fluvial abrigará dois geradores de energia, sistema de tratamento de esgoto sanitário, tanques de óleo diesel e espaço para armazenamento de carga. Já o convés principal conta com recepção, sala de atendimento, banheiros, celas temporárias (masculina e feminina), seis salas de escritório com capacidade para 23 pessoas e sala para reunião.

O convés superior é formado pela copa, refeitório, espaço de convivência, banheiros e dormitórios para 25 pessoas. No tijupá estão instalados os painéis fotovoltaicos, aparelhos flutuantes, condensadores, caixa d’água e mirante inferior e superior. Cada estrutura foi construída de forma adaptada para a realidade do local, podendo contar com infraestrutura terrestre de apoio.

SERVIÇO – Para denunciar qualquer tipo de criminalidade basta discar 181 ou 190.

Matéria: Natália Azevedo / ASCOM PMB

Imagem: Debol Leite / ASCOM SECULTE

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade