O prefeito de Breves, Xarão Leão, esteve presente hoje, 8 de março, na Escola Municipal Paulo Rodrigues, acompanhando a análise das amostras dos agricultores rurais habilitados para participarem do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), observando de perto a produção de 52 produtores e duas cooperativas, que somam mais de 100 famílias atendidas.
Nesta fase de habilitação, todos os alimentos apresentados para a Comissão de Avaliação, foram aprovados, estando de acordo com o Padrão de Identidade de Qualidade dos Alimentos (PIQ), manual disponibilizado através do edital ofertado pelo Governo Federal.
“Trabalhamos para que a cada ano, possamos aumentar o quantitativo da alimentação escolar adquirida dos nossos produtores, garantindo a segurança alimentar e o bem-estar dos nossos estudantes, promovendo a geração de renda no município, através de alimentos saudáveis e 100% orgânicos. Estamos investindo em toda cadeia produtiva, assegurando a qualificação dos nossos agricultores, por meio de cursos e consultorias técnicas com os Governos Estadual e Federal, além do Sistema S. A abertura de área realizada pela Secretaria de Agricultura também está sendo muito importante para que possamos aumentar a produção de Breves”, finalizou o prefeito.
Para Dona Benedita Balieiro, agricultora do Rio Caruaca, falou sobre o incentivo da Prefeitura de Breves para o crescimento da produção rural do município. “Agradeço muito ao prefeito Xarão, que está nos ajudando bastante para que possamos apresentar esses produtos de qualidade. O trabalho que ele está fazendo, nunca foi feito aqui em Breves”.
Merian Araújo Pantoja, produtora da PA 159, também agradeceu ao prefeito. “Gostaria de agradecer todo trabalho desenvolvido pela atual gestão, que está sendo muito importante para o desenvolvimento da agricultura familiar no no município”.
“O cardápio dos alunos terá fartura de alimentos regionais, como a pupunha, o açaí, macaxeira, farinha, frangos, ovos, frutas e verduras. Um resultado muito positivo do trabalho que o prefeito Xarão vem realizando em Breves. A meta é de aquisição de 60% dos alimentos para o PNAE”, disse Fabrícia Barros, secretária de agricultura e pesca do município.
“Conseguimos que os agricultores se adequassem através de um trabalho do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), por meio da Vigilância Sanitária, que realiza visitas técnicas nos locais de produção, observando se os espaços são adequados e se a manipulação é correta, para assim, ser possível que os alimentos sejam cedidos aos nossos alunos”, contou Leyde Souza, nutricionista responsável pela alimentação escolar do município.
MATÉRIA: Natália Azevedo / ASCOM PMB
IMAGEM: Jonathan Castro / ASCOM PMB