Em alusão ao Dia Mundial da Reciclagem, 17 de maio, a Prefeitura Municipal de Breves (PMB), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), promoveu uma ação na Praça Frei Dolsé. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com o objetivo de estimular a reflexão da importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos, já que alguns materiais levam anos ou décadas para se decompor, como os descartáveis (fraldas e copos plásticos, por exemplo).
“Existem várias maneiras de reutilizar o lixo de forma criativa. O descarte correto é muito importante para ajudar na reciclagem. Fizemos abajur de papelão e portas algodão de vidro de palmito, para mostrar à população que praticar a reciclagem, ajuda o meio ambiente a ficar muito mais saudável e bonito, proporcionando mais qualidade de vida a todos”, declarou Maria Eliana, técnica da SEMMA.
“Durante o ano, a secretaria trabalha a Educação Ambiental diretamente com a comunidade, ensinando como ser um cidadão sustentável, orientando sobre coleta seletiva, economia doméstica, reciclagem e reutilização de materiais, através de ações em escolas e locais públicos”, concluiu a técnica.
Entre as atividades que promovem a sustentabilidade, a SEMMA também tem a prática de doar mudas de plantas para incentivar o plantio de árvores, e assim, conscientizar a sociedade sobre a necessidade de arborizar a cidade, realizando a estabilidade climática, o conforto ambiental e a melhoria da qualidade do ar, bem como a saúde física e mental dos munícipes, influenciando na redução da poluição sonora e visual urbana, dessa forma, auxiliando na conservação do meio ambiente.
Atividades lúdicas marcaram o momento de crianças e jovens, através de dinâmicas com pintura e conversas sobre a importância de reciclar, estimulando bons hábitos ambientais, como o descarte adequado, racionamento da água, proteção dos animais silvestres e cuidado com as árvores, utilizando a arte como fator de transformação, visando um futuro sustentável para o planeta e para a vida humana.
DADOS – Segundo levantamento do Fundo Mundial para a Natureza, o Brasil é o quarto produtor de lixo plástico do mundo. Das 11.355.220 toneladas, apenas 1,28% são destinados à reciclagem. O país só “perde” para os Estados Unidos, China e Índia. Os aterros sanitários continuam sendo o destino da maior parte dos resíduos, ocasionando graves prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população. (florence.edu.br)
SERVIÇO – A SEMMA fica localizada na Av. Gurupá, n°168, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Matéria: Natália Azevedo ASCOM PMB
Imagens: ASCOM PMB