A Prefeitura Municipal de Breves (PMB), através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria de Agricultura e Pesca (SEMAPE), por meio Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE), concluiu a fase de habilitação das amostras dos produtos oriundos da agricultura familiar, nesta terça-feira, 10 de maio, na Escola Municipal Paulo Rodrigues. Participaram da ação 46 agricultores e uma cooperativa com 34 produtores rurais. No total, foram contemplados 80 agrícolas, três a mais comparado com o ano de 2021. O resultado se deve ao trabalho de mapeamento realizado pela DAE.
“Nesta fase de habilitação, os alimentos foram apresentados para a Comissão de Avaliação, composta pela equipe de nutrição responsável e pelo Conselho de Alimentação Escolar do Município, que em conjunto, verificam a qualidade dos produtos para saber se realmente estão de acordo com o Padrão de Identidade de Qualidade dos Alimentos (PIQ) o manual disponibilizado através do edital ofertado pelo Governo Federal. Este ano, todos os inscritos tiveram sua produção aprovada pela Comissão de Avaliação”, explicou Jaqueline Dias, diretora da DAE.
“O planejamento do cardápio da alimentação escolar de 2022, foi calculado para cerca de 60% ser da agricultura familiar. Ano passado foi a primeira vez que o município atingiu o valor previsto na legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o qual é de 30% o mínimo, porém, foi alcançado 45%, um marco na gestão municipal de Breves”, declarou Leyde Souza, nutricionista e responsável técnica da alimentação escolar.
“Este ano é a primeira vez que o frango caipira foi incluso. Conseguimos que os agricultores se adequassem através de um trabalho do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), por meio da Vigilância Sanitária, que realiza visitas técnicas nos locais de produção, observando se os espaços são adequados e se a manipulação é correta, para assim, ser possível que os alimentos sejam cedidos aos nossos alunos”, concluiu Leyde.
A PMB comprou 39 itens dos produtores rurais que beneficiam os alunos da rede municipal de ensino, entre alimentos folhosos, frutas como pupunha e açaí, polpas de frutas, farinha de tapioca, mandioca, ovos e pão. Os pães para os alunos da zona rural serão disponibilizados por duas padarias das localidades que fazem parte da agricultura familiar.
O Prefeito Xarão Leão, que esteve presente na ação, comentou sobre os investimentos realizados. “A Prefeitura investiu mais de R$ 2 milhões somente no ano passado na agricultura familiar através do PNAE, dos impostos e da arrecadação própria de Breves, que foram bem maiores do que o valor disponibilizado pelo Governo Federal. Este ano a meta é aumentar em 15%, contribuindo para a geração de renda das nossas comunidades, assim, desenvolvendo ainda mais o nosso município.”
Matéria: Natália Azevedo – ASCOM PMB
ASCOM Prefeitura de Breves
#Brevesdevoltaaotrabalho