O prefeito de Breves, Xarão Leão, participou na manhã de ontem, segunda-feira, 16 de maio, de uma reunião realizada pelo Ministério Público (MP) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), para tratar sobre o manuseio e a produção do palmito de açaí nos municípios, além da comercialização para outras cidades, estados e países.
Durante a reunião, secretarias e prefeituras debateram a necessidade de um subsídio para auxiliar as famílias na regularização das indústrias e fabriquetas de palmito, dessa forma, ficou acordado que as prefeituras farão um levantamento social sobre a realidade e situação das fabriquetas dos seus respectivos municípios, e reunirão com a indústria local para que o assunto seja levado até o governador Helder Barbalho, sendo possível dar andamento ao processo de legalização e demais ajustes no setor.
Xarão destacou que também é ribeirinho, nascido e criado no interior de Breves, e por isso, conhece toda a problemática das fabriquetas de palmito da região. “As famílias precisam sobreviver, essa á uma fonte de renda, então, cabe ao poder público, prefeitura junto com o estado, dialogar com as indústrias de produção do palmito e conscientizar sobre a necessidade do bom manuseio e envasamento do mesmo”, afirmou o gestor.
O encontro reuniu além do prefeito de Breves, membros das prefeituras dê Igarapé-Miri, Afuá, Acará, Abaetetuba, Cametá e representante do (Sindicato das Indústrias de Palmitos do Estado do Pará (SINDIPALM).
Matéria: Fernanda Cirino – ASCOM PMB
Imagens: ASCOM PMB