O Prefeito de Breves, Xarão Leão, recebeu pela terceira vez, ontem, 18 de maio, no Theatro da Paz, em Belém, o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor (PSPE), onde o município de Breves concorreu com mais 7 prefeitos na categoria “Compras Governamentais”, e com outros 5 na categoria “Destaque Região Marajó”, a qual foi premiado com o projeto “Breves: A Capital Empreendedora da Agricultura Familiar”.
Xarão Leão agradeceu a todos, e principalmente, ao povo brevense. “Quero agradecer a Deus por esse momento e cumprimentar toda a equipe de trabalho. Cada prêmio é muito especial, agradeço a parceria do SEBRAE em nome do Rubens, Fabrício, Sebastião, especialmente a nossa gerente regional, Larisce Lowton, a Ana Paula, nossa Agente de Desenvolvimento, a nossa técnica Vanda, ao nosso vice-prefeito Viana e ao povo marajoara. Estão todos de parabéns”.
“Sabemos que não é fácil fazer gestão no Marajó, por ser uma região de difícil logística e condições sociais, mas com muita luta e parceria, conseguimos. O SEBRAE é fundamental não só para o Marajó, mas para todo o Estado do Pará”, concluiu o prefeito Xarão.
“No ranking nacional do PSPE, o SEBRAE PA ficou em 1º lugar na faixa de 101 a 200 municípios, e Breves ganhou destaque da região com o projeto de Agricultura Familiar”, declarou Larisce Lowton, gerente regional do SEBRAE.
Desde 2017, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), recomenda ao município ações de compra efetiva da Agricultura Familiar, mas Breves não conseguia atingir o percentual mínimo de 30%, conforme informações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O Plano de Governo do prefeito Xarão Leão, já previa o fortalecimento da produção rural, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e dos impostos da arrecadação própria de Breves, assim, investindo em 2021, mais de R$ 2 milhões, gerando renda para aproximadamente 80 famílias brevenses.
Foi a primeira vez na história de Breves, que o município atingiu o valor previsto na legislação do PNAE, alcançando um percentual bem maior que o mínimo, chegando a mais de 45%, um marco na gestão municipal. Neste ano, a meta é aumentar para 60% de produtos da produção local, destinados a merenda escolar.
A alimentação adequada é um direito fundamental do ser humano. A Prefeitura Municipal de Breves cumpre a missão de adotar políticas públicas e ações necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos, bem como desenvolver economicamente a região por meio da produção rural.
Matéria: Natália Azevedo / ASCOM PMB
Imagens: SEBRAE