Neste sábado, 12 de novembro, às 19h, a Praça da Bandeira recebe um Seminário de Jiu-jitsu ministrado pelo consagrado lutador paraense Michel Trator, renomado no mundo da luta por conquistar diversos títulos importantes como do Ultimate Fighting Championship (UFC), Jungle Fight, Shooto Brasil e do campeonato europeu Serbian Battle Championship (SBC), onde é atual campeão. Será montado um tatame na praça para o professor mostrar um pouco das técnicas que o levaram ao topo da modalidade esportiva.
O evento faz parte da programação do maior cameonato de MMA da região norte, The Tractor Figth, apoiado pela Prefeitura de Breves, com estreia em Breves dia 10 de dezembro, às 19h, no Ginásio Poliesportivo Ferdinando Costa e Silva.
“A intenção é utilizar toda renda arrecadada para investimento na expansão das atividades da academia Marcus Silva, que desenvolve um trabalho social há 4 anos em Breves, onde resgata jovens em situação de vulnerabilidade através do esporte, ofertando aulas gratuitas de jiu-jitsu”, declarou um dos organizadores do campeonato, Cláudio Gemaque.
“Queremos incluir o boxe, muai thay e aprimorar o MMA que já vem sendo trabalhado. Inclusive alguns lutadores do The Tractor Figth, são frutos do projeto. Entendemos que em uma cidade onde existem oportunidades, o índice de criminalidade diminui consideravelmente, trazendo mas qualidade de vida para a população. Agradeço ao prefeito Xarão Leão que abraçou a causa e está apoiando nosso evento”, finalizou Cláudio.
O professor de jiu-jitsu Marcus Silva, responsável pela academia, falou sobre as lutas. “Teremos lutas muito boas de grandes atletas como Jefter de Porto de Moz, que já lutou internacionalmente, Lico Lico de Breves, atleta destaque da região com grande potencial, Pezão de Macapá entre outros. O evento será porta aberta para dar visibilidade ao talento marajoara, pois buscamos valorizar os lutadores da nossa região, que por sinal, muitos já conquistaram lugares altos no MMA, José Aldo e Deiverson Figueiredo”.
“Toda população está convidada para o seminário. Inclusive teremos a participação de alunos do Centro Halef Pinheiro, para mostrar que a arte do jiu-jitsu agrega todas as pessoas que quiserem praticar o esporte”, concluiu Marcus Silva.
A Prefeitura de Breves cedeu uma sala no Estádio Municipal Ainaré Pinheiro, onde funciona o projeto social que atende cerca de 200 jovens.
Dessa forma, a gestão municipal utiliza o esporte como fator de transformação, contribuindo para o combate à violência, por uma cultura de paz.
MATÉRIA: Natália Azevedo ASCOM PMB
IMAGENS: Celso Carvalho ASCOM PMB