Devido fortes queimadas que estão causando transtornos para a população brevense, a Prefeitura Municipal de Breves (PMB), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), iniciou uma ação de prevenção nos espaços públicos da cidade.
“Essa é uma problemática que acontece há anos em nosso município, que prejudica não somente a saúde da população, mas também o meio ambiente. A SEMMA já acionou o corpo de bombeiros e tem tomado todas as providências cabíveis dentro de suas competências para resolver a situação. Realizamos trabalhos esporádicos de educação ambiental e fiscalização, que agora foram intensificados. É preciso conscientização dos cidadãos”, declarou o secretário titular da SEMMA, Felipe Nemer.
A prática de queimadas é proibida segundo o artigo 54, da Lei nº 9.605 de Crimes Ambientais, pois coloca em risco a saúde da população, a segurança de animais, e a destruição da flora com a diminuição da biodiversidade, emissão de gases poluentes na atmosfera, aumento das doenças respiratórias, agravamento do aquecimento global e a diminuição na fertilidade do solo.
A produtora rural Marinete dos Santos, moradora da Vicinal 4, disse que sua produção não precisa de queimadas. “Trabalho há 22 anos com a agricultura familiar e nunca queimei minha área. Não preciso desmatar a natureza para produzir, apenas aro a terra. Fico triste quando vejo essa situação, prejudica todos nós.”
“Para evitar as queimadas e realizar uma produção sustentável, basta manter o seu terreno limpo e utilizar os resíduos naturais para adubo, não queime folhas secas, separe o lixo adequadamente e não coloque fogo em lixo e em terrenos”, explicou Hitna Gabriela, técnica da SEMMA.
MATÉRIA: Natália Azevedo – ASCOM PMB
IMAGENS: ASCOM PMB