A Prefeitura Municipal de Breves (PMB), recebeu hoje, 21 de setembro, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SEGUP), uma lancha 350Hp para as Polícias, e coletes balísticos para o Departamento Municipal de Trânsito (DMTRAN) de Breves.
O prefeito de Breves, Xarão Leão, agradeceu mais esse investimento na segurança pública do município, e a parceria com o Governo do Estado. “Entendemos que unir forças é bem melhor para atendermos a nossa população. Esse olhar diferenciado do Governo do Estado para a região do Marajó, está sendo fundamental para que isso seja possível, principalmente as comunidades ribeirinhas.”
Para o superintendente regional da Polícia Civil, Delegado Paulo Junqueira, as condições de trabalho estão bem melhores. “Há um tempo atrás, fazíamos as operações de rabeta com ajuda dos produtores de açaí, um passado triste, e hoje, estamos aqui recebendo mais esse suporte para o fortalecimento da segurança pública. É a quarta lancha entregue para o Marajó em menos de um mês pelo Governo do Estado, com um motor extremamente potente, que eu tenho certeza que será bem utilizada”.
“O trabalho está sendo exercido com suporte tanto na repressão quando na prevenção, e a parceria com o Governo do Estado é de fundamental importância para atender a nossa região que é enorme e precisa desse apoio”, disse o comandante do 12º Comando de Policiamento Regional (CPR XII), Coronel Helderley Oliveira.
Ualame Machado, secretário da SEGUP, esteve presente na cerimônia de entrega dos equipamentos, e declarou a honra em poder contribuir com o combate à criminalidade na região. “O retorno dos investimentos do Estado estão sendo muito importantes. Aumentamos as apreensões de veículos roubados, ratos d’água e foragidos da justiça que estão sendo localizados através das câmeras de inteligência artificial que foram instaladas em todo Marajó.”
“A implantação do sistema 190 local também facilitou o atendimento às comunidades, já que antes quando a polícia era acionada por Breves, quem recebia a denúncia eram os servidores de Belém, que não conhecem a localidade. Destaco também a Base Fluvial Antônio Lemos, que ajudou bastante na diminuição dos índices de violência na região e a segurança aos turistas, que sofriam muitos assaltos por aqui. Todos os municípios receberão embarcação para melhorar a segurança nos nossos rios. 1.049 policiais civis foram nomeados e muitos deles estão por aqui, palpiloscopistas que tinha apenas um, agora são três. O número de delegados também é maior. Além dessas, outras estratégias de segurança que foram estabelecidas no Marajó, causaram um impacto muito grande na segurança da população”, finalizou o secretário.
MATÉRIA: Natália Azevedo / ASCOM PMB
IMAGEM: Debol Leite / ASCOM SECULTE